Veterinario-Sintra-Gastroenterite-Fecaloma-site.jpg

O Centro Veterinário Sintra conta com aparelhos e meios de diagnósticos adequados para identificar e tratar doenças esofágicas, gástricas, intestinais, hepáticas e pancreáticas.

Os cães têm problemas gástricos desde cedo devido aos parasitas intestinais, infeção por vírus da Parvovirose e ingestão de corpos estranhos, além de cachorros com problema congénito como o megaesófago. Nos gatos os problemas dos gatinhos são também parasitas intestinais, o vírus da Panleucopenia felina e corpos estranhos.

Durante a idade adulta os problemas gástricos mais comuns são:

  • Esófago: em cães - esofagites, traumas de esófago devido aos corpos estranhos ou mordeduras na área do pescoço e megaesófago secundário, hipotiroidismo e os nódulos esofágicos. Em gatos: corpos estranhos lineares.

  • Estomago: gastrites, que podem evoluir para úlceras gástricas e torção gástrica, caso urgente que deve ser examinado de imediato.

  • Pâncreas: insuficiência pancreática exócrina e pancreatites (inflamação do pâncreas).

  • Fígado e vesícula biliar: doença hepática congénita, hepatites causadas por vírus, bactérias, inflamatórias e tumorais ou secundárias por envenenamento, medicamentos ou doença hormonal. Na vesícula biliar, a litíase (pedras na vesícula).

  • Intestino: o sintoma mais comum é a diarreia, que pode ser de origem parasitária e giardia; viral, como parvovirose, coronavirose e esgana; inflamatória e tumoral; obstruções intestinais geralmente causadas por corpos estranhos e dificuldade em defecar.

No caso de os sintomas serem: vómito, diarreia, inapetência, dificuldade de deglutir, regurgitar, gases, muco, distensão abdominal, dor, dor abdominal, sangramento perianal, presença de parasitas nas fezes ou no vómito, cólicas, dificuldade em defecar, presença de corpo estranho nas fezes ou na boca, dirija-se de imediato ao Centro Veterinário Sintra.